domingo, 23 de setembro de 2012

#Resenha: A Esperança

Título original: Mockingjay
Autora: Suzanne Collins
Editora brasileira: Rocco
Páginas: 424
Preço: R$39,50
Sinopse:  Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Último livro da trilogia Jogos Vorazes, poderia ter sido melhor. Bem como muitos dos meus companheiros de leitura, eu tinha grandes expectativas para esse desfecho da aventura de Katniss Everdeen. Se você espera de "A Esperança" muita ação, acho bom você reduzir essas expectativas. Tem ação? Com certeza, mas ocorre mais para o final do livro e as que vêm antes são "sem sal", sem graça. Assim como Em Chamas, tem muita conversa, mas, pelo menos, é uma conversa com sentido.

O que torna esse livro um pouco chato, além da falta de muita ação, são os acontecimentos repetitivos e, algumas vezes, previsíveis. Mas, bem, acho um pouco equivocado de minha parte reclamar sobre "fatos previsíveis" em A Esperança, quando, a marca desse livro são os acontecimentos imprevisíveis que acontecem no final dele (sem spoiler, sem spoiler!).

Mais uma vez, Suzanne Collins vem nos prender à sua obra de arte. É inevitável ressaltar que, mesmo com a falta de ação, com os diálogos excessivos, com tudo se repetindo, ainda assim, A Esperança tem uma história viciante que vai tirar horas do seu sono para lê-la. E, cá entre nós, é obra de dona Suzzie e faz parte de Jogos Vorazes, então... É óbvio que é coisa boa!

Temos alguns personagens novos nesse livro, como a Coin, por exemplo. Uma intrigante "presidenta" do Distrito 13 que vai fazer você se questionar quanto à personalidade dela. Temos uma trama nova, sem os aclamados Jogos Vorazes acontecendo, mas sendo substituídos por um evento que, também, marcará Panem. Katniss, na sua busca interminável por salvar Peeta e ser líder da revolução que tentará libertar os 12 distritos da opressão da Capital, é, mais uma vez, controlada por alguém (uma coisa que me revolta é quando um protagonista age controlado por alguém, mas, se avaliarmos a crítica à nossa sociedade, esse controle é exercido por nós todos os dias). Mortes ocorrem, então, se você tiver um coração mole, prepare-se para chorar lendo (eu chorei, só que só por dentro, se é que me entendem).

Num resumo de tudo isso, podemos concluir que A Esperança é um livro obrigatório se você leu os outros dois livros da trilogia Jogos Vorazes. Tem pouca ação, muita conversa, muita morte, alguns enigmas, muita crítica à sociedade (você percebe, se for um 'open-minded') e emoção. Como bem afirmei ali em cima, eu, bem como muita gente, esperava mais. Ainda assim, vale muito a pena ler!

Nota: ★★★★★

5 comentários:

  1. Concordo plenamente quando você diz que a ação tá sem sal. Por boa parte do livro, quando as coisas começam a se esquentar, a Katniss apaga e já acorda no hospital. FRUSTRANTE.

    Da próxima vez, tenta desenvolver mais os pontos positivos do livro, porque se eu lesse a resenha, pensaria que você tava dando 2 ou 3 estrelas pro livro, ahaha.

    Ótima resenha, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, acho que eu me expressei um pouco mal ao detonar o livro e dar uma nota de "4 estrelas". Da próxima vez tentarei dar uma olhada melhor nos lados bons do livro, mas, hm... Eu realmente não fui bem com a cara de Mockingjay.

      A nota já alterei para 3 estrelas. Acho injusto Em Chamas, meu favorito, receber 4 estrelas e A Esperança, o meu "menos preferido" receber a mesma nota. Já foi alterada para 3 estrelas por isso e por motivo de coesão com o que eu afirmei na resenha.

      Valeu por comentar! ^^'

      Excluir
  2. Até certo ponto eu pensei justamente o CONTRÁRIO! Sério, achei A Esperança o mais cheio de ação, com um clímax que rola toda hora. Sim, ele realmente é um livro INCRÍVEL e que te prende por inteiro!

    ResponderExcluir
  3. muitto boa a resenha, concordo com 90% do que vc disse, a esperança poderia ter tido muito mais ação, mt mais conteudo, mais luta, mais enigmas etc... mas apesar de não ter sido o que eu esperava, o livro é mt bom e vale a pena ler

    ResponderExcluir
  4. muitto boa a resenha, concordo com 90% do que vc disse, a esperança poderia ter tido muito mais ação, mt mais conteudo, mais luta, mais enigmas etc... mas apesar de não ter sido o que eu esperava, o livro é mt bom e vale a pena ler

    gisele

    ResponderExcluir