sábado, 1 de setembro de 2012

#Resenha: Em Chamas

Título original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Editora brasileira: Rocco
Páginas: 413
Preço: R$ 39,50
Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.


Atenção: a resenha abaixo pode conter spoilers!
O segundo livro da trilogia de Jogos Vorazes, Em Chamas é o meu preferido. Nesse livro, Katniss, vencedora da 74ª edição dos Jogos Vorazes que desafiou a Capital ao fazer com que eles aceitassem dois vencedores (ela e Peeta, no caso), vai se adaptar à sua nova vida de campeã-fora-da-lei. Mesmo com os prazeres de campeã dos Jogos Vorazes, Katniss sofre com a perseguição pela Capital, que fica mais explícita e perigosa com o anúncio prévio do Massacre Quaternário (um evento que ocorre a cada 25 anos que trás uma "surpresa" para aquela edição dos Jogos). Na 75ª edição é determinado que os tributos serão decididos a partir do rol de vencedores vivos dos Jogos Vorazes o que acaba levando-a diretamente para os Jogos, novamente.

A história do livro é boa e, ao contrário de alguns "livros 2 de trilogias", não é um "falatório" ou uma ponte para o terceiro. Em Chamas entra na história central e com muita importância. Os Jogos se passam numa praia em forma de relógio (não sei explicar isso direito) e, a cada hora, a parte do relógio referente àquele intervalo de hora sofre com alguma "catástrofe" inventada pelos Idealizadores (por exemplo, quando dá 3 horas - isso é um exemplo - uma tsunami vai cair na parte do relógio entre 3 e 4 horas durante 1 hora e assim por diante).

O que pode ser chato, entediante e mega-fail nesse livro é que, até os Jogos Vorazes começarem, tem muita falação, muita conversa (importante pra história) e pouca ação. E, até nos Jogos, tem uns momentos em que você não entende absolutamente nada, um bom exemplo disso é no final dos próprios Jogos, quando o grupinho de Katniss tenta sair da arena de um jeito que não vou explicar porque seria muito spoiler e, como citei aí, não entendi direito o que aconteceu.

Vale a pena ler o livro. Se você já leu Jogos Vorazes e gostou, leia Em Chamas. A escrita de Suzanne é, como muitos já sabem, inovadora e surpreendente. A história é cativante, mesmo com as partes tediosas. E o final faz você querer voar ligeiramente para o terceiro livro, A Esperança (que também é muito bom!).

Um aspecto dos livros da trilogia são os capítulos que são, geralmente, curtos e terminam sempre com algo muito impactante, sempre! Ou seja: é quase impossível largar o livro.


Nota: ★★★★

Um comentário:

  1. Em Chamas é foda <33 O meu preferido é Jogos Vorazes, mas eu gosto como a parte política da série começa a ser aprofundada em Em Chamas. Mas vê se tu dá tua opinião sem dar tantos spoiler menino, pras pessoas que não leram ainda saberem tua opinião também. TIK TOK THIS IS A CLOCK FLW

    ResponderExcluir