segunda-feira, 23 de julho de 2012

What's Up #2 - Feios

Segunda, para alguns o dia mais chato da semana, para o blog, dia de What's Up, que hoje trás a série Feios (Uglies, no original)! 

Uma série sobre um mundo distópico futurista onde há a tentativa de fazer uma sociedade perfeita Nesse mundo, as pessoas crescem "feios" (com qualquer imperfeição no corpo, não exatamente feios) em Vila Feia, onde, além de morarem longe da família, estudam e vivem até os 16 anos, quando é realizada uma operação que os torna perfeitos. Durante esses 16 anos, existem aqueles que preferem a vida selvagem, que não desejam viver na "não-tão-perfeita" Nova Perfeição e vão para um refúgio chamado de "a Fumaça". Existem também os Especiais, que fazem a "alta segurança" desse novo mundo. Impedem as revoltas e caçam os fugitivos. E, um pouco mais para frente, os Extras, que não posso falar o que são tanto pelo fato de que eu não sei (ainda não li o livro) quanto pelo fato de só aparecerem no último livro podendo indicar muitos spoilers extremos.

Sabendo que o universo de Feios é, numa descrição muito simples e direta, isso, podemos começar a descrição dos livros, escritos por Scott Westerfeld:
 (ATENÇÃO: CONTÉM SPOILER)


- Feios: O livro narra a história de Tally Youngblood, uma feia de 15 anos que ainda não fez, mas anseia por sua cirurgia. Ela tem um amigo, Peris, que, por ser mais velho, faz a cirurgia mais cedo e vai morar em Nova Perfeição. Ao tentar vê-lo, mesmo correndo riscos, Tally arruma uma enorme confusão e, fugindo dela, acaba por conhecer Shay, outra feia, que a ajuda e que tem o desejo de fugir para a Fumaça. Elas acabam virando melhores amigas. Shay ensina Tally a surfar numa prancha (um skate, sem rodas, que flutua sobre trilhos de ferro) e Tally descobre que sua amiga vai fugir para a Fumaça e ainda é convidada para seguir Shay. Embora a garota discorde da ideia, Shay a entrega uma folha com as instruções, em códigos, para chegar à Fumaça. O esperado dia da cirurgia de Tally chega, porém ela é surpreendida por especiais que impedem que ela faça a cirurgia, fazendo uma chantagem com a garota: ela só fará a cirurgia se for para a Fumaça com um localizador, denunciando a localização da Fumaça para os Especiais. Relutante, Tally acaba por aceitar. Após muitas "pedras no caminho", Tally chega à Fumaça e começa a conviver, criando laços com o povoado de lá. Agora, ela não tem mais volta... Deveria ter traído Shay e todos da Fumaça? Conseguiria ela salvar a Fumaça? Descubra isso e muito mais lendo Feios. 



- Perfeitos: Assim que Tally se torna Perfeita, sua vida muda completamente. Por ter sido uma Feia "criminosa", Tally se torna uma Perfeita famosa. Sua vida de Feia lhe rendeu créditos para torná-la uma Crim, um grupo de Perfeitos que foram "criminosos" na vida de Feios. Seguindo a narrativa, Tally se encontra com um Feio, que entra de penetra em uma festa. Ele lhe lembra algo que ela ficou para fazer assim que se tornasse Perfeita. Tomada pela insegurança, Tally busca ser borbulhante, que para nós seria o mesmo que estar com a "adrenalina a mil por hora". Ela descobre que estar borbulhante deixa a mente clara, fazendo o efeito da operação para se tornar Perfeita se amenizar. Nessa busca por ser borbulhante, e na busca por respostas que podem acabar com sua vida perfeita, Tally vive uma grande história de ação e aventura. (retirado de http://diariesofaangel.blogspot.com.br/2012/04/resumo-perfeitos-scott-westerfeld.html)


- Especiais: "Circunstâncias especiais". As palavras dão arrepios a Tally desde seus dias como uma repugnante e revoltada Feia. Naquela época, especiais eram um boato sinistro - assustadoramente bonitos, perigosamente fortes, chocantemente rápidos. Perfeitos comuns podem viver uma vida inteira sem conhecer um especial. Mas Tally nunca foi comum. E agora ela se tornou um deles: uma super máquina de combate, construída para manter os feios humilhados e os perfeitos idiotas. A força, a velocidade, e a clareza e foco de seus pensamentos é a melhor coisa que Tally consegue lembrar. Na maior parte do tempo. Uma pequena parte do seu coração ainda se lembra de algo mais. Mesmo assim, é fácil ignorar isso - até Tally oferecer-se a acabar permanentemente com os rebeldes de New Smoke. Tudo se resume a uma escolha: escutar seu coração ou realizar a missão para que foi programada. De qualquer jeito, o mundo de Tally nunca mais será o mesmo. (retirado de http://www.skoob.com.br/livro/101625)



- Extras: No quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse — não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra — tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido. (retirado de http://www.skoob.com.br/livro/212779/)

4 comentários:

  1. Dessa série eu só li o primeiro, mas não vejo a hora de comprar o meu perfeitos! *-*

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, sou louco pra ler os outros livros da série. Só li Uglies e amei as ideias do livro e a construção do mundo que o Westerfeld fez, mas achei o ritmo do livro muito estranho e a protagonista, argggh, me dava nos nervos.

    Adorei o post, Gio! Keep it up.

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, sou louco para ler os outros livros da série. Só li Uglies e adorei o mundo distópico que o Westerfeld criou, adorei as ideias, mas a protagonista me dava NOS NERVOS e o ritmo do livro é super estranho, sei lá.

    Adorei o post, keep it up, Gio!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Estão na minha lista de "vou ler" no skoob c:

    ResponderExcluir